segunda-feira, 3 de agosto de 2009

AUTO ENTREVISTA

Saiu o meu livro de poesia, "IMPERFEITA SABEDORIA".
Como agora já não tenho amigos na comunicação social- morreram os meus grandes amigos Rodrigues da Silva e João Mesquita-, decidi promover-me a mim próprio, com uma auto-entrevista.
P-Porquê publicar poesia, numa altura de tanta miséria?
R-Ó, santa ignorância!,a poesia é para se comer...
P-A poesia vende?
R-Que ideia.
P-Então como publicas?
R-Gosto de arruinar a família (e chatear os amigos: uma esmolinha a favor da cultura...)
P-O teu filho Eduardo disse que este livro é muito pesado e sombrio
R-O Eduardo, devido aos pontapés que tem levado da vida, começa agora a ser um sábio...
P-Mas porquê esse lado mais sombrio na tua poesia?
R-É que antigamente, quando estava deprimido,bebia uns copos e a depressão passava. Agora, devido à hepatite b, não posso beber e tenho que aguentar a neura...
P-O que se passa com a tua contagiante alegria e a tua fé na revolução?
R-Ó, pá, anda tudo muito por baixo
P-E não há nada que te anime?
R-O Gabriel, sempre o Gabriel, esse meu neto por cujos olhos verei o mundo quando já aqui não estiver.
P-Para terminar: o que mais te irrita, actualmente?
R-Que falem mal da classe operária e maltratem os livros
P-A classe operária? Ainda acreditas no seu poder transformador? Não está ela definitivamente perdida para a sua grandiosa missão histórica?
R-O sol, mesmo nos dias que não brilha, não deixa de ser um astro radioso...
P-E os livros: porquê essa preocupação?
R-Lembra-te: agora sou alfarrabista de feira...
P-Obrigado.
R-De nada. Manda sempre.

Manuel Monteiro (o que perguntou e respondeu)

5 comentários:

António Roque disse...

Amargurado, azedo, queixo-me de mim próprio e da merda que semeie.
Dessa maldita sementeira, só medrou erva ruim, que eu devia ter mondado e não mondei.
Respira fundo e ri chorando por dentro para que os netos não vejam que avô é coisa que chora.
Abraço
roque

Manuel Monteiro disse...

Ah, António, o sorriso e as lágrimas, a alegria e a tristeza,reforçam a nossa caminhada em busca de algo que por ser tão utópico realizaremos um dia.(Sim, porque só as utopias se realizam-sobretudo essa grande epopeia de, em multidão, mudarmos esta sociedade capitalista em algo que mereça a pena ser vivido).
Porque é isso, António: apesar de toda a desilusão, os nossos netos terão orgulho no nosso radical legado. E isso nos chega.
Um abraço
MM

el comunista disse...

Acho,apesar de um certo romancismo lirico,que a "auto-entrvista" podia ser melhor produzida,visto eu conhecer as capacidades intelectuais do M.M.,pois só assim me parece que ele um dia,como eu, possâmos ver a REVOLUÇÃO que tanto deseja-mos,pelos olhos dos nossos queridos netos.No entanto,entendo que o A.Roque está cheio de razão.
Se não pormos MÃOS a OBRA que é necessário fazer,não passaremos da merda que produzimos.
A.Luz

el comunista disse...

No meio de tudo isto o que me vai alegrando é o aparecimento de novos BLOGS,ainda apesar de muito limitados,se propõem a avançar para novas realidades e a porém em causas uma certa politica dita anti-capitalista,mas reformista da nossa "esquerda" em Portugal.
Trata-se do novo BLOG,"alutaoperaria.blogspot.com" que deve lêr,participar,como ainda divulgar.
Saudações BOLCHEVIQUES
A.Alex.Diniz

Manuel Monteiro disse...

Benvindo ao meu blog, El Comunista
Manuel Monteiro