sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LUCIFER- O ANJO DA LUZ

Em pequeno tive um problema com uma catequista porque mostrei simpatias com Lúcifer, esse anjo da luz caído em desgraça. A beata contou ao padre e este chamou a minha avó:
-Este rapaz é muito estranho ou então tem um parafuso a menos.Então não é que disse à catequista que um anjo da luz será sempre um ser luminoso?
A minha avó perguntou-me porque motivo me metia eu em encrencas com afirmações estapafúrdias? Eu respondi-lhe que tinha muita pena daquele anjo caído em desgraça e que me irritava ver todos atribuir-lhe as inúmeras desgraças que ao ser humano aconteciam.
Ao longo do tempo nunca esta minha compaixão pelo rebelde Anjo da Luz esmoreceu.E isto por uma simples razão: não há uma única prova credível de que tenha sido ele o causador de nenhuma tragédia humana. É acusado porque se revoltou contra um Deus totalitário e prepotente. Se é grande a minha admiração por todos os rebeldes humanos, imaginem o que sinto em relação aos rebeldes divinos...
Ao contrário,as religiões do Deus que Lúcifer combateu-a cristã, a muçulmana,a judaica- são responsáveis por toda e espécie de desgraças que se abateu, e abate, sobre a humanidade.
Disse isto à minha avó quando eu era já um homem e ela uma velhinha prestes a partir para o reino em que acreditava.
-Quando me encontrar com Deus, e já não falta muito, vou pedir-lhe que não leve em conta essas tuas heresias...-respondeu-me. Mas pareceu-me ver nos seus olhos um sinal de concordância com as minhas imprecações.

Manuel Monteiro

Sem comentários: