segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SOEIRO PEREIRA GOMES OU PAULO COELHO

Nas minhas andanças de alfarrabista de feira tenho presenciado episódios interessantes. Em alguns deles tenho tido participação activa.
Um dia destes, na Feira de Belém, uma senhora aproxima-se da minha banca e começa a folhear alguns livros. Abre os ESTEIROS, do Soeiro Pereira Gomes.Aproximo-me e digo-lhe:
-Belíssimo romance esse, minha senhora. É a história dos filhos dos homens que nunca foram meninos.O livro está quase novo e faço-lhe um preço especial: 4,00 euros
-Deve ser bonito, deve...
E continuou a folhear os livros. Depois agarra num e diz-me:
-Vou levar este do Paulo Coelho, VERÓNICA DECIDE MORRER...Um dia passo por aqui e levo esse dos meninos.
Pagou os 7,00 euros pelo Paulo Coelho e eu fiquei a ferver por dentro, com uma vontade imensa de queimar todos os paulos coelhos da banca e a tentação de atirar para longe os malditos sete euros.
Acalmei. Afinal o Paulo Coelho não é assim tão nefasto e daqui a uns anos ninguém se lembrará dele. Enquanto que os esteiros será um livro eterno, a obra prima do neo-realismo português, e ainda a descobrir por muita gente.
E depois o raio dos sete euros fazem falta para a bucha...

Manuel Monteiro

1 comentário:

Manuel Gaspar disse...

Pois é camarada. O Paulo Coelho não é assim tão nefasto como dizes e para além disso deu-te uns trocos para a bucha. Entre um romance e um livro de motivação que tenho escritos na gaveta, porque também preciso comer a bucha, se calhar vou "opcionar" por editar primeiro o da motivação. É assim a vida, quando precisamos de manducar temos que dar a comer aos clientes aquilo que eles desejam comer, mesmo se essa comida nos repugna.
Um abraço camarada,vamos em frente que luta continua.
Manuel Gaspar