sábado, 26 de julho de 2008

O DIREITO É IGUAL

Diz-me um amigo, que é cristão:
-Ainda és comunista,depois dos crimes cometidos pelos stalinistas?
Eu, um bocado venenoso:
-E tu, ainda és católico, depois dos crimes da igreja, sobretudo com a Inquisição?
-Sim, sou católico. Pedimos perdão às vítimas e fortalecemos a fé em Cristo e na igreja de Roma.
-Ora aí está.Também eu continuo comunista e de igual forma fiz autocrítica pelos erros do passado. O direito é igual...



DÚVIDAS DE PEREGRINO

a tarde caía e eu lavava os
meus pés magoados

entre cânticos e lenços brancos
uma voz ecoa sobre a multidão em prece:

não esperes a paz nesta vida
só na morte a encontras plena

ao olhar a Senhora um pensamento
assassino me assalta:
se não me valeste no corpo
como me podes salvar a alma?

como expiação das minhas dúvidas
coloquei os joelhos na pedra e rasguei em sangue
para que todos vissem a minha renovada fé


Manuel Monteiro

Sem comentários: